Home Contate-nos Tira-dúvidas Como chegar Patente IT
Home
Contate-nos
Tira-dúvidas
Como chegar
Patente IT
Juramentado
Parceiros
Convocações
Sugestões
Links


A partir de segunda-feira dia 15 de agosto de 2016 os Consulados Italianos deixaram de legalizar os documentos dos descendentes que quiserem fazer o pedido de cidadania italiana diretamente na Itália.  Os "Comunes" italianos passaram a aceitar os documentos brasileiros simplesmente "apostilados" pelos cartórios brasileiros habilitados.

A "Apostille" é um certificado utilizado em âmbito internacional, que confere validade a um documento público emitido em qualquer dos países signatários da Convenção de Haia, da qual o Brasil passou a fazer parte a partir daquela data, e da qual a Itália já fazia parte.

Assim, todos os requerentes livraram-se do "gargalo" representado pelos Consulados, já que estes não possuem funcionários suficientes para dar vazão a todos os pedidos de legalização dos descendentes italianos.

Agora o pedido de cidadania italiana poderá ser apresentado diretamente perante qualquer um dos quase 8.000 Comunes italianos, desde que a documentação esteja correta, apostilada e acompanhada da respectiva tradução juramentada.

Antes de viajar para a Itália, faça conosco as traduções juramentadas e a análise prévia dos seus documentos.


Site Map